Papo Psi

Minha foto
Alagoinhas, Bahia, Brazil
"Sou meu próprio líder ando em círculos, me equilibro entre dias e noites, minha vida toda espera algo de mim, meio sorriso, meia-lua toda tarde..." (Renato Russo). E assim que me descrevo busco ser autora da minha vida e brilhar sempre no palco da vida, apesar das intempéries.Almejo sempre meu equilíbrio e paz interior numa compreensão mútua. O que faço:Graduanda de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento, hoje no 9º semestre e Sargento da Polícia Militar.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Análise do Filme Gran Torino

O filme aborda a história de um veterano da guerra da Coréia (Walk Kowalski), o qual era uma pessoa restrita, com poucos amigos, tinha dificuldade no relacionamento com os filhos; residente, em um bairro clássico americano, que com o passar do tempo passou a ser povoado por coreanos, Walk era aversivo a orientais e depois do falecimento de sua esposa, ele passou a ter uma vida conturbada, precisando adaptar-se a essa nova realidade, tendo com companheira a sua cadela Daisy, com quem costumava conversar.
Contudo, com a chegada de novos vizinhos de origem coreana, Walk passa as tardes observando-os com sentimento de raiva e repulsa; sentimento esse que também era recíproco pela matriarca da família coreana Hmong. Ficando explícito nessa passagem do filme o processo de atribuição, onde Walk busca saber as razões e explicações para o comportamento dos vizinhos coreanos, desenvolvendo pensamentos e crenças (atitudes) sobre eles, como forma de fortalecer os motivos pelos quais ele expressa seu comportamento discriminatório contra eles.
O garoto Thao, pertencente àquela família se ver obrigado pela gangue local de roubar o carro de Walk, um Gran Torino 1972, foi surpreendido por ele, fato este que contribuiu para Walk passar a conviver com os vizinhos, pois se tornou contra vontade um herói para aquele povo, principalmente para a irmã e mãe de Thao, que insistiram para que ele trabalhasse para Walk como forma de reparação, dando início a uma amizade improvável que mudará a vida de ambos.
Convivendo com a simpatia incansável de Thao e de sua família Walk acaba compreendendo algumas verdades sobre seus vizinhos e sobre si mesmo, percebendo que eles poderiam conviver de forma harmônica, mudando sua atitude em relação a eles, como forma de eliminar a discrepância e tensão decorrentes da guerra da Coréia, a dificuldade de se relacionar com seus filhos e a perda de sua esposa.
Dessa forma, conclui-se que a idéia central do filme é expor a história de um homem bondoso que por ter participado da guerra da Coréia ficou abalado de tal maneira, por ter contribuído com algo cruel, sendo colocado a repensar seus conceitos, atitudes com a chegada dos vizinhos coreanos, aprendendo de forma excepcional a superar o seu preconceito e pesar o valor da vida, superando suas frustrações, passando a acreditar que todos são seres humanos, dando uma prova sublime dessa concepção, ao morrer para proteger aquela família com quem passou a ter traços de afinidade maiores do que os seus próprios familiares.

Referência: EASTWOOD, Clint. Gran Torino. Drama de longa metragem, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário