Papo Psi

Minha foto
Alagoinhas, Bahia, Brazil
"Sou meu próprio líder ando em círculos, me equilibro entre dias e noites, minha vida toda espera algo de mim, meio sorriso, meia-lua toda tarde..." (Renato Russo). E assim que me descrevo busco ser autora da minha vida e brilhar sempre no palco da vida, apesar das intempéries.Almejo sempre meu equilíbrio e paz interior numa compreensão mútua. O que faço:Graduanda de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento, hoje no 9º semestre e Sargento da Polícia Militar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Psicologia Ambiental


Diante de tantas intempéries no mundo atual, o planeta clama por socorro, pois mal se iniciou o novo ano e fomos surpreendidos por catástrofes que abalaram o mundo, a exemplo do deslizamento em Angra dos Reis e o terremoto no Haiti, que nos fazem refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta. Partindo dessa indagação é que, hoje, quero falar com vocês sobre a Psicologia Ambiental, seu conceito, abordagem, surgimento e importância.

A Psicologia Ambiental é uma disciplina jovem, e seus primeiros livros foram publicados nos Estados Unidos, na década de 70. Seu objeto de estudo é o indivíduo em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações e não somente as relações entre pessoa e meio ambiente físico e social, pois cada ser humano percebe, avalia e tem atitudes individuais em relação ao seu ambiente físico e social, ou seja, ela estuda uma reciprocidade entre pessoa e ambiente formando uma inter-relação dinâmica, seja nos ambientes naturais, seja nos ambientes construídos, pois o indivíduo atua sobre o ambiente, construindo-o e este, por sua vez, modifica e influencia as condutas humanas.

Assim, a especificidade da Psicologia Ambiental é analisar como o indivíduo avalia e percebe o ambiente e, ao mesmo tempo, como ele está sendo influenciado por este ambiente, pois, quando o homem constrói casas, fábricas, entre outros, ele não só cria um ambiente físico, mas também um ambiente psicológico de significados, num mundo simbólico, que reforça um esquema particular de gostos e valores, daí a preocupação com o que estamos fazendo com o nosso planeta, em prol desses gostos e valores individuais.

Logo, a Psicologia Ambiental é de suma importância, já que ela estuda todos os tipos de inter-relações homem - ambiente, seja no ambiente natural, seja no ambiente construído, como forma de entender o homem e a sua diversidade.


Referências:


MOSER, Gabriel. Psicologia ambiental. Paris: Universidade René Descartes, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário