Papo Psi

Minha foto
Alagoinhas, Bahia, Brazil
"Sou meu próprio líder ando em círculos, me equilibro entre dias e noites, minha vida toda espera algo de mim, meio sorriso, meia-lua toda tarde..." (Renato Russo). E assim que me descrevo busco ser autora da minha vida e brilhar sempre no palco da vida, apesar das intempéries.Almejo sempre meu equilíbrio e paz interior numa compreensão mútua. O que faço:Graduanda de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento, hoje no 9º semestre e Sargento da Polícia Militar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Perfil sociológico da cidade de Alagoinhas- Bahia



Convido você a embarcar numa viagem pela história do município Alagoinhense, local onde nasci, cresci, trabalho e estou concluindo a minha graduação no Curso de Psicologia pela Faculdade Santíssimo Sacramento.
O município de Alagoinhas localiza-se no leste da Bahia, sendo uma mesorregião do Nordeste Baiano que dista da capital, Salvador, em 110 (cento e dez) quilômetros quadrados, cuja população, em 2005, era de 138.366 habitantes.
De clima quente e semiúmido, possui uma vegetação de floresta estacional semidecidual e de parque sem floresta de galeria. Possui solo rico em arenitos médios e grosseiros, conglomerados/brechas e paraconglomerados.
A cidade é servida pela malha rodoviária e ferroviária. A BR 101 (que corta o Brasil de Norte a Sul) fornece ao município importante acesso e meio de saída de produtos para cidades do Nordeste, como Recife e Aracaju, bem como Vitória e Rio de Janeiro, no Sudeste do País. Sendo cortada também pela BR 110, que a une ao Nordeste pelo interior da região. Possui ainda rodovias estaduais que ligam a BR 116 e a linha verde. O Setor ferroviário desempenha na cidade, além do seu papel histórico, um entroncamento que já foi de grande importância para o País e teve o seu declínio com a subvalorização do transporte ferroviário.
A economia do município encontra-se no cenário atual com forte potencial, sendo o maior produtor agrícola baiano de limão, terceiro na produção de laranja, décimo de batata doce, décimo - primeiro em amendoim, bem como se destaca na produção de abacate, areia, argila e pedra. Possui 666 (seiscentos e sessenta e seis) indústrias, sendo o décimo – terceiro na posição geral do Estado da Bahia, e 3.711(três mil, setecentos e onze) estabelecimentos comerciais, fato este que lhe permite ocupar o décimo - quarto lugar dentre os municípios baianos. Destaca-se, também, pelos seus diversos estabelecimentos de ensino de nível fundamental e superior, pelos de saúde – o Hospital Regional Dantas Bião e Maternidade.
Assim, a qualidade de vida faltante ou ameaçada na maioria das cidades, como uma alteração do urbano, do próprio sentido de “cidade”, é uma condição observável em Alagoinhas, mas nunca é demais tentar elevar a qualidade de vida de uma população.


Referências:


BARROS, Salomão A. Vultos e Feitos do Município de Alagoinhas. Salvador: Artes Gráficas e Ind. Ltda, 1979.
www.mundi.com/wiki-alagoinhas-bahia/curiosidades.

Um comentário:

  1. mandando bem Claudinha.. esse é o desafio dos novos psicologos ..ter boas ideias , senso critico, colocar na roda e sustentar o debate... para a sua condição de quartanista de psicologia esta muiiito bom!!! continue mobilizando colegas e profs para os debvates!!!

    ResponderExcluir